Receita de Natal! Panetone de Laranja com Amêndoas

119 curtidas


Ingredientes

1 ovo
1 ½ xícara (chá) de água
3 colheres (sopa) de suco de laranja
1 colher (sopa) de óleo de coco
Raspas de casca de laranja a gosto
2 ½ xícaras (chá) de farinha de arroz integral
¾ xícara (chá) de farinha de amêndoas
4 colheres (sopa) de açúcar de coco
1 colher (sopa) de fermento biológico seco
1 colher (sopa) de goma xantana
1 ½ xícara (chá) de frutas cristalizadas
Amêndoas laminadas para decorar
1 colher (sobremesa) de manteiga

Modo de preparo

Misture em uma tigela o ovo, a água, o suco de laranja, o óleo de coco e as raspas de casca de laranja. Reserve. Na tigela da batedeira, misture com garfo a farinha de arroz integral, a farinha de amêndoas, o açúcar de coco e o fermento biológico seco. 

Acrescente o líquido reservado, a goma xantana, misture e bata na batedeira por 2 minutos ou até que a massa esteja homogênea. 

Acrescente as frutas cristalizadas, misture e coloque a massa em uma forma de panetone. Decore com as amêndoas laminadas, cubra com um pano e deixe crescer por 1 hora. Em seguida, faça um “X” pequeno no topo da massa com o auxílio de uma faca e coloque a manteiga em cima dele. Leve para assar no forno preaquecido (200ºC) por 15 minutos. Reduza a temperatura para 180º e asse por mais 25 minutos ou até que o panetone esteja dourado. Retire do forno, espere esfriar e sirva.

Rendimento: 1 unidade
Tempo de preparo: 1 hora 50 minutos

Benefícios em relação ao tradicional: “uma receita com uma maior quantidade de fibras e gorduras boas! Utilizamos também o açúcar de coco que é mais saudável que o branco ou o demerara, comumente utilizados nesse tipo de receita. Além disso, não temos nenhum tipo de adoçante artificial. A massa é versátil e você pode utilizá-la como base para fazer outras receitas!”, explica a nutricionista e chef funcional Vanessa Prieto.


bom 119     Compartilhar

Sidney Volpe

No mercado da moda sul-mato-grossense a mais de 30 anos, está sempre determinada a alcançar seus objetivos.

306758